Do Zero ao Micro-SaaS com IA e N8N!


E aí Reader, tudo bem?

Já quero adiantar que esse artigo tem um vídeo que acompanha aqui (se você prefere assistir ou ouvir ao invés de ler).

"Beleza André, fiz a automação, deu certo, funcionou."

"Já escolhi meu nicho, já resolvi um problema, e agora?"

A gente tem ouvido essa pergunta praticamente todo dia na comunidade AI Builders.

Vou te dar um exemplo do que está acontecendo agora com um aplicativo de um membro da nossa comunidade.

O Beto viu um dos meus vídeos aqui sobre 4 ideias pra criar micro-saas em menos de um dia (vou deixar o link aqui pra você) e ele fez o que a maioria não faz, ele sentou na cadeira e fez o trabalho.

Em poucas horas ele montou uma automação que tira dúvidas dos nossos alunos e mostra em que aula ele pode ver mais sobre aquilo.

Ele construiu essa automação tão rápido porque ele já tinha uma base inicial.

Dentro da comunidade vocês tem algums “boilerplates”, se você não sabe o que é boilerplate, é uma “matriz” ou “fundação” pra que você consiga começar seus projetos mais rapidamente.

São workflows e automações prontas que você pode editar e adicionar novas funcionalidades rapidamente.

Por que isso é bom?

  • Você economiza no mínimo 4h por projeto
  • Você consegue criar e testar automações no mercado rapidamente
  • Você testa ideias em dias e não em meses

Enfim, mas beleza, terminou a automação, e agora? Como vender?

Você vai ver como vai ser nosso plano de Go to Market pra essa automação, e como nós vamos começar nossa jornada.

Etapa 1: Primeiros Testes

Primeira coisa que nós queremos é coletar informações e feedbacks.

O único objetivo dessa etapa inicial é testar em dois ou três clientes e coletar o máximo de dados possível.

Imagine que essa fase é a fase Pré-venda, aqui ainda não vamos ganhar dinheiro.

Nós começamos testando essa automação já na nossa comunidade.

Isso vai ser nossa primeira PoC (Proof of Concept - Prova de Conceito)

Aqui estamos coletando alguns dados e métricas:

  • Quantos alunos estão usando o bot diariamente?
  • O bot está resolvendo seus problemas?
  • Quantos alunos usam o bot mas precisam chamar o suporte depois pois não encontraram algo?
  • Quanto está custando cada conversa por dia?
  • Quais são os tipos de bugs que temos que arrumar?

Isso tudo estamos fazendo dentro da nossa própria comunidade, mas você pode achar um parceiro para testar sua automação e começar a coletar essas métricas.

Testada e validada, vamos começar a testar em outras comunidades.

Se não vimos valor ou se as métricas não alteraram, matamos o projeto aqui. Simples e rápido.

Agora aqui é importante ter networking, que é algo que nós tendemos a subestimar, mas você não tem ideia da importância disso!

Conversamos com duas pessoas que já estão interessadas em testar a automação nos seus grupos e nos ajudar a validar a ideia.

Agora temos que implantar a automação nos seus cursos.

Aqui é onde vamos mapear todo o processo.

  • Como é feita a implantação?
  • Como vamos ter acesso aos vídeos para fazer transcrições?
  • Como vamos conectar ao número do whatsapp deles?
  • Como vamos usar a API da Open AI? Vamos usar a deles ou vamos usar uma nossa e absorver o custo?
  • Quanto tempo leva para fazer a implantação pra cada cliente?
  • Que etapas do processo podemos automatizar pra agiliar o processo?
  • Como vamos pegar o feedback dos alunos dos nossos primeiros clientes para melhorar nossa automação?
  • Como vamos precificar esse serviço?

No fim da primeira etapa, queremos ter:

  • Precificação (como vamos cobrar)
  • Depoimentos
  • Métricas de valor da automação no negócio do nosso cliente (redução no suporte, satisfação dos alunos, maior retenção…)
  • E a versão 1.0 do produto pronta para o mercado

Se a solução não for viável, ou não resolve os problemas que deveria resolver, pivotamos ou matamos o projeto. Sem dó.

Passada a primeira etapa de validação, vamos para o mercado!

Etapa 2: Vamos vender!

Escolhemos focar inicialmente em infoprodutores e produtores de cursos com alto volume de aulas e de alunos.

Eles têm a dor latente de suporte (gargalo na maioria das vezes), e precisam reter alunos (mais dinheiro)

Aqui vamos começar a vender nossa automação como serviço, ou seja, vamos manualmente implantar a automação da mesma forma que fizemos na primeira etapa, mas dessa vez cobrando a implantação e automatizando o máximo possível do nosso processo.

Aqui ainda temos um trabalho grande para cada cliente que compra, daremos suporte premium e algumas personalizações, e para um mercado com grande necessidade; isso justifica um ticket alto (por ex: R$5 mil a implantação + R$997 mensal para manter)

Lembre que "ticket alto" é relativa de mercado para mercado.

Alguns mercados estão acostumados a pagar R$10k, R$15k por software, enquanto para outros pagar R$500 já é um ticket alto.

Nossos objetivos aqui são simples:

  • Fazer caixa
  • Validar preço
  • Validar e automatizar processo
  • Coletar depoimentos

Com 5 clientes temos um caixa de R$25 mil reais para reinvestir e mais uma receita recorrente de ~R$5 mil reais.

Bom pra começar né?

“André, de onde vêm esses clientes?”

O ideal é você chegar nessa etapa já com pessoas interessadas na sua solução.

Primeiro encontre um nicho com um problema específico, só então comece a desenvolver.

Bom, por eu fazer parte desse ramo de infoprodutores, e por conhecer outros no mesmo ramo com as mesmas dores, facilita muito encontrar os primeiros clientes.

Também temos acesso a um canal de distribuição bem famoso no Brasil que tem como clientes infoprodutores e empreendedores na área de educação.

Provavelmente nossos primeiros clientes virão desse canal.

Vamos demonstrar essa automação para eles em um evento logo logo…

A meta aqui não é ficar rico, a meta aqui é ter 5 ou 6 clientes iniciais.

Se nada der certo, vamos para táticas mais simples, como por exemplo entrar em contato com 100 infoprodutores de ticket alto e conversar 1:1 (sim, você acha que é fácil? não é não), ou ainda fazer parceria com algum infoprodutor interessado em entrar no mercado de micro-saas e usar o canal de distribuição dele.

O mais interessante é que a primeira etapa vai te dar insumos pra conversar com esse mercado, já que você vai ter dados, casos de estudo, informações e o impacto que uma automação dessa pode ter no seu cliente.

Se tudo der certo, no fim da segunda etapa teremos:

  • Caixa para reinvestir
  • Mais depoimentos
  • Receita recorrente
  • Um processo de implantação mais robusto

Se nada der certo, pivotamos ou matamos o projeto!

Etapa 3: Serviço Produtizado

É opcional, mas quero falar dela mesmo assim.

Serviço produtizado nada mais é o que a gente tem feito até agora nas etapas 1 e 2, só que agora facilitamos nossa vida padronizando e automatizando alguns processos para conseguir escalar mais.

Quando chegamos aqui já temos um processo documentado e automatizado ao máximo.

Digamos que na primeira etapa a implantaçao leva 8h (entre transcrever vídeos, subir no modelo, integrar com o número do Whatsapp, subir o servidor…)

Com serviço produtizado podemos reduzir esse tempo para 1 ou 2h.

Imagine a cena:

Novo cliente chega, tá interessado, quer comprar. Ele escolhe um plano, passa o cartão e o Beto vai lá e clica em 3 ou 4 botões e BOOM, a automação tá rodando pro nosso cliente.

Aqui, dando tudo certo, teremos um serviço produtizado bem mais escalável.

Podemos conversar sobre a parte técnica disso em outro momento.

Por que é interessante passar por essa etapa?

  • Você ainda tem controle sobre a implantação
  • Ainda pode arrumar qualquer problema que surja no processo
  • Ainda tem controle sobre a escala

A ideia é que cada etapa vai preparando o terreno para só então contruirmos nosso micro-saas

O objetivo dessa terceira etapa é simples:

  • Coletar feedback e depoimentos
  • Criar uma base e documentações para começar a contruir o micro-saas.

Imagine que na etapa de vender como serviço fazemos uma implantação por dia, ou por semana.

Na etapa de Serviço Produtizado, podemos fazer 2 ou 3 implantações por dia! Apenas pelo simples fato de ter processos automatizados.

Última etapa: Micro-SaaS

Micro-SaaS é o nosso objetivo aqui. Um SaaS, pequeno (em tamanho e não em faturamento), focado em resolver um problema, e com público grande com uma dor específica.

Você é obrigado a fazer um micro-saas? Definitivamente não. Se você quiser, você pode parar na etapa de Serviço sem problema algum.

Inclusive essa é a graça de empreender, você faz o que você quiser.

Por que nós queremos, então, chegar nessa etapa?

Micro-SaaS tem algumas vantagens que o serviço produtizado não tem:

  • Low Touch, ou seja, poucos pontos de contato entre o cliente e você. Ele consegue fazer o bot funcionar sem precisar de suporte ou implantação
  • Escalável, por ser low touch, a escala é gigante (se seu mercado for)
  • Cria equity, ou seja, é mais fácil vender um micro-saas para um investidor do que um serviço produtizado.

Mas então por que não começar por micro-saas?

Como eu disse, não tem regras, você pode e deve começar por aqui se você quiser!

Mas chegar nesse ponto já com um processo bem definido, dores de clientes resolvidas, fluxo de caixa, processo automatizado, depoimentos de clientes…a vantagem é gigantesca.

Todas as perguntas que respondemos em todas as etapas facilitam o desenvolvimento do nosso micro-saas aqui.

Seu marketing fica mais fácil, sua landing page fica mais fácil, automatizar o processo fica mais fácil, você já sabe as objeções dos possíveis clientes, você já tem depoimentos…

Ganha de qualquer um que começar por aqui.

Quer mais benefícios?

  • Redução de Riscos: Valida cada etapa antes de investir em uma plataforma totalmente automatizada. Seu foco é totalmente no cliente e na solução do problema
  • Eficiência de Recursos: Otimiza o uso de recursos ao desenvolver funcionalidades com base em feedback real. Toda e qualquer funcionalidade é essencial para a solução do cliente
  • Foco no Cliente: Mantém o foco nas necessidades do cliente em cada etapa, aumentando a satisfação e retenção. Não tem nada que não agregue valor ao cliente
  • Escalabilidade: Prepara o terreno para um crescimento escalável com uma base sólida de processos produtizados.

E é esse processo que queremos passar com essa automação, e que você pode seguir também na sua!

Vai dar certo? Não sei!

E essa é a graça! Descobrir.

A única coisa que temos certeza é que depois de tudo isso, ou teremos um micro-saas muito massa ou teremos aprendido como não construir um micro-saas.

Espero que tenha gostado desse formato, e que você agora saiba o que fazer depois que terminar sua automação.

Vou continuar mandando novidades sobre esse processo pra vocês e ser transparente se está dando certo ou não.

Se você quer criar micro-saas e automações com IA e no-code, acesse agora a Comunidade AI Builders.

Esse projeto que falei pra você e muitos outros estão surgindo diariamente lá!

Abraços!

-André Prado

P.S: Resumindo

R DUQUE DE CAXIAS, 1059, Limeira, SP 13.480-161
Desinscreva-se · Preferências

Tiny SaaS

Read more from Tiny SaaS

E aí Reader, tudo bem? Já se perguntou por que algumas pessoas parecem ter o "toque de Midas" enquanto outras lutam para fazer seu primeiro centavo? (Aliás, Midas é aquele rei que tudo que toca vira ouro, não sei se isso é bom, mas enfim...) Na AI Builders, temos visto um padrão interessante... 75% dos nossos alunos estão presos no limbo do "E agora?". Eles têm o conhecimento, mas não o resultado. Pesquisa Interna AI Builders Mas há um grupo exclusivo - os 25% - que estão fazendo algo...

E aí Reader, tudo bem? Vamos falar a verdade, falamos sempre de IA mas sempre falamos de IA em um contexto de chatbot. Acredite ou não, IA é muito mais que um chatbot no Whatsapp. Levantei 5 formas de usar IA em grandes empresas para aumentar lucro e reduzir custos. Pra você, que é técnico e/ou quer aprender a criar agentes com IA, esse vídeo te mostra o que é possível fazer com automações, n8n e a Comunidade AI Builders! Se você é empresário, esse vídeo de hoje vai te ajudar a entender onde...

E aí Reader, tudo bem? Essa semana foi lançada uma ferramenta que, pra mim, já é o futuro HOJE. Não se preocupe, esse artigo não é patrocinado ou algo do tipo. É só algo que eu vi, usei e acho que vai ser útil pra você. Talvez mude sua vida...seus negócios...quem sabe? Essa ferramenta se chama Wordware.ai A ideia dela é que, se você sabe usar Notion (ou qualquer editor de texto) você pode criar agentes com IA. Promessa gigante né? Mas pode confiar, é assim mesmo. Fiz um vídeo pra te mostrar...